A Câmara aprovou o PL 948, que significa, entre outras palavras, a legalização do fura-fila da vacina pela iniciativa privada no Brasil. É isso mesmo: quem tem dinheiro vai ultrapassar grupos prioritários.
NENHUM país do mundo permitiu esse tipo de compra! O Ministério da Saúde, que deveria negociar a compra de vacina para o SUS, vai negociar a compra para empresários!
Durante semanas as multinacionais farmacêuticas, negaram o pedido aos empresários, visto a imoralidade da iniciativa. Foi aí que o PL começou a ser pensado.
Muitas pessoas perguntam: mas qual o problema da iniciativa privada comprar também? Não havendo escassez, não haveria problema. Há diversas vacinas que você pode tomar em uma clínica – e paga por ela – ou no posto (SUS). Agora, neste caso, em que há escassez, é DEVER do Estado vacinar a população e não ceder parte dessas vacinas para os empresários! Se hoje a oferta não supre a demanda, ter dinheiro não pode ser critério válido de preferência na fila da vacina.
Não há vacina suficiente para imunizar todos de uma vez. Seja no Brasil, seja no mundo. Não se engane: não serão os trabalhadores pobres os beneficiados, não serão os pequenos empreendedores. O que o rico quer é sua própria imunização! Nada mais!
A vacina deve ser para todos, universal e pelo SUS, respeitando os critérios.
Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará.