De 2 a 6 de maio, a Prefeitura de Fortaleza promoveu a Semana do Uso Racional de Medicamentos. O Vice-Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará, Carlos José Matos Franco, representou o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, a convite do Presidente da entidade, da Mesa de Abertura do III SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, realizado ontem, 5/5.
Durante toda semana, temas importantes como a definição de instrumentos norteadores para uma prática segura no uso de medicamentos e o protagonismo do paciente no seu cuidado com foco para o uso seguro dos medicamentos, foram destaques na programação.
“Todos os dias, os farmacêuticos alertam para essa problemática do uso racional. Somos, além de profissionais de saúde, importantes ferramentas de compartilhamento de informações. Estamos na linha de frente, alertando para os riscos. A informação é o melhor remédio”, ressaltou Franco.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o uso racional de medicamentos ocorre quando os usuários recebem remédios em doses adequadas, conforme suas condições clínicas e necessidades individuais, para o período apropriado de tratamento e com o menor custo para si. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as infecções resistentes a medicamentos já causam em torno de 700 mil mortes todo ano no Mundo.