O Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará esteve ontem, (12), em reunião com a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza em exercício, Dra. Ana Estela, com objetivo de reivindicar a inclusão de vagas para o profissional Farmacêutico no Concurso dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), divulgado dia 2 de maio pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A audiência foi requerida pelo 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, Vereador Idalmir Feitosa (PR).
O SINFARCE expôs os anseios da categoria e foi informado, na ocasião, que o Município de Fortaleza possui farmacêuticos em todas as unidades de atendimento psiquiátrico (CAPS); no entanto, vinculados ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e/ou Fundação Leandro Bezerra.
A comitiva representativa entregou manifesto com compilado de leis que regem a atuação farmacêutica e solicitou formalmente a inclusão de vagas no referido Concurso.
A Secretária em exercício comprometeu-se em levar os pleitos ao Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, acreditando ser possível a inclusão do Farmacêutico no Concurso e informou, ainda, que foi realizado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com várias entidades de classe, culminando com o dimensionamento atual para o preenchimento dessas vagas.
O Vereador Idalmir Feitosa (PR) fez uma explanação sobre a importância social e administrativa da presença do Farmacêutico em todas as unidades de saúde do Município, especialmente na Saúde Mental e que, segundo o vereador, não conseguia enxergar o profissional valorizado sem que o mesmo esteja contemplado no Concurso, visto ser este o processo que traz estabilidade e tranquilidade ao Farmacêutico de prestar seus relevantes serviços à população.
A reunião significou um grande avanço para categoria farmacêutica.