Assembleia aprova proposta enviada pelo SINCOFARMA: reajuste e inclusão de novo parágrafo!
27 de setembro de 2021
Novo colóquio sobre deveres do farmacêutico na pandemia
28 de setembro de 2021

Nota de repúdio – Machistas não passarão!

Na última terça-feira, dia 21 de setembro, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Wagner Rosário esquivou-se dos questionamentos da senadora Simone Tebet, chamando-a de “descontrolada” e a mandando ler o processo todo de novo. A confusão resultou no encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito naquele dia. O episódio repercutiu de forma negativa por todo o país.

É inadmissível que episódios como esse, em que homens se sintam confortáveis para questionar a sanidade mental de mulheres, especialmente àquelas em cargos superiores aos deles, como uma maneira de desestabilizá-las e pintar uma imagem de incapazes e incompetentes, continue se repetindo inúmeras vezes sem que nenhuma consequência seja sofrida! Mulheres na política são os principais alvos de descredibilidade, sendo sempre invalidadas com argumentos machistas e tendo sua competência – e sanidade – questionada!

Em entrevista ao CNN Brasil, a senadora Simone Tebet falou sobre o caso: “Ele cometeu dois gravíssimos erros, dando a sensação que eu não tinha entendido nada, que eu era menor e menos competente. Ele utilizou ali e usou um adjetivo que não se usa para uma mulher que está no mercado de trabalho, porque essa palavra histérica, louca, desequilibrada, tem uma conotação histórica”.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados emitiu um comunicado prestando apoio à Simone após o ocorrido, repudiando as falas de Wagner Rosário. “A Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Câmara se manifesta, representando toda a bancada feminina, e, juntamente com a Procuradoria da Mulher, não deixará de se manifestar em nenhuma ocasião em que as mulheres forem desrespeitadas, e sempre envidará todos os esforços para cobrar as providências legais cabíveis dos órgãos responsáveis”, dizia a nota.

Nós do SINFARCE prestamos apoio à senadora Simone Tebet e reforçamos nosso repúdio ao caso! Wagner Rosário precisa não somente aprender a respeitar as mulheres como também ser penalizado por suas ações! Somente assim o machismo estrutural em nossa sociedade poderá ser combatido! Seguimos juntos na luta!

Os comentários estão encerrados.