SINFARCE fecha super parceria com Colégio Batista com desconto para associados
27 de outubro de 2021
Novo convênio! Associados agora contam com descontos para cursos da UniAteneu
1 de novembro de 2021

Homem também se cuida! Conheça mais sobre o Novembro Azul

Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, seguindo estatística do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Por muito tempo se perpetuou a ideia de que “ser homem” significava não adoecer, não ter medo, não demonstrar seus sentimentos, não chorar, não se cuidar… Algo que não condiz com a realidade! Esse machismo, acaba prejudicando a saúde do homem! Neste mês de novembro, inicia-se a campanha do Novembro Azul, que consiste em conscientizar a população a respeito do câncer de próstata e suas prevenções.

Devido a esses preconceitos e a desinformação, muitos homens deixam de fazer suas consultas de rotina e, por essa razão, não identificam doenças como o câncer de próstata, de pênis e testículos em estágio inicial, através de procedimentos que são rápidos, simples e indolores.

Dados obtidos pela pesquisa “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”, realizada no segundo semestre de 2019 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) em parceria com VEJA SAÚDE, demonstram que entre os 2.405 brasileiros entrevistados, apenas 33% disseram ir ao médico para consulta de rotina uma vez ao ano e 26% afirmaram que só o fazem quando se sentem mal. Esse hábito torna-se um perigo quando o câncer de próstata em seu estágio inicial não demonstra nenhum tipo de sintoma, e é o único estágio que garante 95% de cura quando iniciado o tratamento.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que entre 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens (Instituto Nacional de Câncer, 06/02/2020). Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, seguindo a estatística.

O câncer de próstata tem mais incidência principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. Além disso, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata se não tratado ainda em seu estágio inicial.

Em 2015, o Ministério da Saúde e o INCA editaram uma nota técnica em que sugerem, além de outras coisas, a capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica para que expliquem aos pacientes homens sobre os sintomas do câncer de próstata, assim como a implementação de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas preventivas, que incentivam a atenção à saúde masculina, e por fim a instauração de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa.

Enquanto a doença em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, seu estágio avançado pode causar alguns, como por exemplo:  

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A maioria desses problemas pode ser provocada por outras condições clínicas, que não significam ser necessariamente câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais comumente causado por hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata, que não oferece riscos).

Mesmo na ausência de sintomas, indivíduos do sexo masculino a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue antígeno prostático específico.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, o que reforça ainda mais a importância desse exame. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como o estado de saúde atual do paciente, o estadiamento da doença e a expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente é realizado um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Você pode encontrar mais materiais a respeito do Novembro Azul, como cartilhas, panfletos, camisas para confecção, dentre outros, através do site: https://ladoaladopelavida.org.br/campanhas/novembro-azul/ 

Com isso, reforçamos a importância de se realizar esses exames que podem diagnosticar um possível câncer de próstata, para que assim ele seja tratado e curado o quanto antes! Compartilhe essa matéria com seus amigos, com seu pai, com seus avós, com a família inteira! Saúde é um assunto sério e devemos sempre estar atentos e cuidando da nossa! Seguimos juntos!

EM TEMPO:

A próstata é uma glândula que só indivíduos do sexo masculino possuem e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, com o formato de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo em que a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, o líquido espesso que contém os espermatozoides e que é liberado durante o ato sexual.

Os comentários estão encerrados.