O descaso não tem fim! Um total de 6,86 milhões de testes para o diagnóstico do novo coronavírus, comprados pelo Ministério da Saúde, perde a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021! Os testes estão estocados num armazém do governo federal em Guarulhos e, até hoje, não foram distribuídos para a rede pública!
Que nós somos um dos países com a pior gestão da pandemia, não é novidade. Agora, que os números voltam a crescer e a possibilidade de uma segunda onda de Covid-19 torna-se cada vez mais real, sabemos, por reportagem do Estadão, que exames RT-PCR (um dos mais eficazes para diagnosticar a doença) estão indo para o lixo! A tecnologia RT-PCR consegue diagnosticar a infecção viral desde o primeiro dia do surgimento dos sintomas. O exame é efetivo, ainda, em pessoas assintomáticas!
Perguntamos: se todos os exames tivessem sido enviados para os municípios quantas vidas teriam sido salvas?
Incontáveis! Claro, porque identificar uma pessoa assim que ela é contaminada faz toda a diferença: o contaminado e seus contactantes podem permanecer isolados até o fim do período de risco de transmissão, colocando as pessoas em monitoramento e iniciando o tratamento assim que necessário.
Outro ponto fundamental é que com a testagem em massa é possível prever com assertividade a demanda que recairá sobre o sistema de saúde e o melhor controle da expansão dos casos a medida em que permite a aplicação de uma estratégia de isolamento social com base em dados concretos. O teste não serve só para diagnóstico. É essencial na interrupção de cadeias de infecção!
O Governo do Presidente Jair Bolsonaro é genocida! O Governo do Presidente Jair Bolsonaro joga dinheiro público no lixo!
O SINFARCE repudia a gestão criminosa do Ministério da Saúde!