O Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará repudia, mais uma vez, as propostas de retrocesso do atual Governo.
Bem sabemos, que uma das principais empreitada dos empresários, em parceria com o Governo, após a aprovação da Reforma Trabalhista, é acabar, em definitivo com o SUS.
O Sistema Único de Saúde está ameaçado!
Prova disso, é que na última terça-feira, dia 10, foi realizado em Brasília, o “1º Fórum Brasil – Agenda Saúde: a ousadia de propor um Novo Sistema de Saúde“, organizado pela Federação Brasileira de Planos de Saúde, com participação do Ministério da Saúde, de deputados e senadores.
Durante o evento, foi apresentada proposta de desmantelamento do SUS pela via do estrangulamento de seu financiamento. Claro! Retirando recursos – em um sistema já deficitário – busca-se inviabilizar esse importante projeto para o país!
Uma das propostas sinalizadas no evento, sugere a transferência de recursos do Sistema para financiar a Atenção de Alta Complexidade nos planos privados de saúde! Isso é uma abominação!
O objetivo é garantir que METADE DA POPULAÇÃO DEIXE DE SER SER ATENDIDA DE FORMA PÚBLICA, gratuita e universal e passe a ser atendida exclusivamente de forma privada.
Assim, de um lado, para os planos privados de saúde, haveria o reforço de um duplo financiamento: com recursos dos próprios usuários dos planos e com recursos do Estado.
A prioridade central do atual governo – e isso tem se comprovado – é o compromisso em enriquecer ainda mais os ricos e deixar a míngua, os pobres – os que mais sofrem!
Nós, Farmacêuticos, que fazemos parte da Saúde, NÃO VAMOS PERMITIR o desmonte do SUS!